Fiação Subterrânea e Ruas Compartilhadas – Holanda

     Dois detalhes que deveriam ser obrigatórios em qualquer cidade do mundo (assim como os itens de segurança de um carro o são)… Além de serem muito agradável aos olhos são muito funcionais, tá bom, tá bom Camila, e você tem sempre que ver só o lado bom das coisas? Não existe perfeição… Pois é, eu sei, eu também vou falar das desvantagens, que na minha humilde opinião, não chega nem a ser desvantagens, mas sim dificuldades que de alguma forma impeça sua aplicação e/ou manutenção (no caso do fios de energia).

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Rua compartilhada

     Vocês já viram ruas onde os postes tem aqueles fios pretos, que teimam em querer ignorar uma lei muito verdadeira que é a de que dois corpos (leia-se objetos) não ocupam um mesmo lugar? em um emaranhado que só de ver dá um nó na cabeça? Pois é, acredito que seja o que prevalece nos dias atuais, correto?

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      A parte ruim são os custos muito elevados, como citado mais acima, além de diversas dificuldades de praxe que são encontradas quando se planeja executar uma ação dessas, desde a restrição de movimentação de maquinários e equipamentos, por conta do trânsito, aos horários de execução, reclamações, enfim são inúmeros os empecilhos. Mas lembrando que nada é impossível.

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     Nas cidades holandesas, em sua grande maioria, bem como em outros países, e inclusive aí no Brasil (algumas cidades), existem postes de luz porém, sem a poluição visual e os perigos dos fios externo, eles são embutidos e ficam por baixo da calçada.

Exemplo de aterramento de fiação

     Olha como ficam lindas as ruas, sem falar que nos postes as prefeituras de alguma cidades (holandesas) colocam cestas com flores, o que torna ainda mais agradável aos olhos,  deixando ainda mais charmoso esse país tão lindo.

Imagem relacionada Antibes by Yveline | via ysvoice

     Já as ruas compartilhadas, há quem apoie e há quem não goste tanto assim, sem sombra de dúvidas é um tema que gera muita discussão.

     Para quem não sacou o que seria uma rua compartilhada, é nada menos que uma via onde não existem calçadas e nem o meio fio… algumas ruas e calçadas são feitas, inclusive, do mesmo material confundindo quem procura pela segurança. Mas e Camila, porque deveria ser um item obrigatório na sua opinião?

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     Porque as ruas compartilhadas consistem basicamente em eliminar sinalizações de trânsito, os semáforos e os limites espaciais. Gente… eu não fiquei louca não, a princípio pode parecer um caos, mas por incrível que pareça FUNCIONA! Não fosse o caso, cidades de vários países ditos de primeiro mundo não teriam, concordam comigo?

     O que acontece é que todos ficam mais atentos ao redor, a velocidades dos carros e bicicletas diminuem radicalmente, os pedestres também ficam mais atentos, e juntando toda essa atenção no que dá?! em ruas harmoniosas onde o índice de acidentes quase não existem por conta da baixa velocidade, todos tem um tempo de reflexo mais rápido! E qual é a desvantagem?

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     O que gera tanta discussão e bate boca é que com essa unificação, por assim dizer, os deficientes físicos perderam seus pontos de apoio, um meio fio, uma calçada com caminho específico, de material diferente, e o mais grave, perderam a noção de não saberem se estão seguros, se tem um carro próximo, ou uma bicicleta que possivelmente venha a causar algum acidente facilmente =/

     Ainda sou da opinião que seja possível juntar as duas coisas, o compartilhamento com aplicações de itens para deficientes. e quanto à fiação subterrânea, sim 100% a favor, além da estética, a segurança sempre vai estar em primeiro lugar.

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     Além desse conceito não ser idéia da minha cabeça, ÓBVIO, é mais antigo do que pensamos, esses espaços compartilhados também chamados de Woonerf em holandês, funcionou bem muitos anos atrás… mas com o passar do tempo foram ficando cada vez menos amigáveis. Em 1976 a Holanda sancionou um projeto em que esse modelo de rua deveria ser adotado dali por diante, hoje o país conta com mais de 6 mil Woonerfs. A experiência provou que a redução de acidentes caia dramaticamente, em torno de 40%, e inclusive o fluxo de carros se reduzia. Com o aperfeiçoamento da técnica os desenhos de novas Woonerfs foram sendo simplificados para redução de custo e para implantação numa maior quantidade de áreas. (Informação retirada do site:  https://meiaum.wordpress.com/2015/09/30/o-que-e-uma-woonerf/ ).

     E aí gostaram de saber mais um pouquinho sobre a Holanda? me contem nos comentários! Beijos viajados e até o próximo artigo.

6 comentários em “Fiação Subterrânea e Ruas Compartilhadas – Holanda

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  1. Deficiência não é só visual Camila. E se você escreve um post onde fala de deficiência, não pode pensar só na visual, aqui tem muito dificiente físico. Seria melhor pesquisar quais são realmente as ruas que são só para bicicletas e quais as que são para bikes e carros. Tem algumas com o mesmo pavimento do das bikes, mas que também da para carros. Morando na Holanda desde de 2003

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    1. Rosa, desculpe fui em seu blog buscar pelo seu nome, não estava me sentindo confortável em você saber o meu e eu não… Então flor, eu sei que deficiência não é somente a visual, tanto que não especifiquei no texto qual tipo de deficiência seria…. e a idéia do artigo era exatamente falar da junção dos meios de transporte e dos pedestres em um único local, não vejo o porque de fazer um texto separando. Fico feliz que você esteja na Holanda desde 2003, um dia chego lá, nos 13/14 anos de expatriada 😉 Luz pra você!

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  2. Camila, na foto onde aparece o senhor no Scootmobiel, ele não perdeu de jeito nenhum os seus direitos como deficiente físico. E porquê???

    1º- nem todas as pessoas que têm um scootmobiel, são deficientes. Uma pessoa que tenha uma idade avançada pode comprar um desses, para facilitar a sua locomoção.

    2ª- segundo o código de estrada holandês, um scootmobiel enquanto circula em cima da calçada (e pode) segue as regras de transito dos pedestres. A partir do momento que desça para a estrada, tem de seguir obrigatoriamente as regras de estrada dos automóveis.

    https://www.opecadodagula.com/

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    1. Na verdade a imagem foi mostrando que é possível a convivência de bicicletas e veículos motorizados… e na questão de deficiência eu pensei mesmo foram nos deficientes visuais…. Mas de qualquer forma valeu muito o teu comentário, serviu para complementar com outra informação a respeito dos transportes, Obrigada por seus comentários esclarecedores! Luz para você! :*

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